Perfilagem Ótica
PRINCÍPIO E OBJETIVOS
É a utilização de uma mini-câmera especial de vídeo que vai até o fundo do poço, mostrando, em visão lateral, como ele é realmente por dentro. E não basta ver, é preciso interpretar as imagens, e nisso a ACQUASOLO tem experiência: fomos pioneiros em Minas Gerais e trabalhamos com perfilagem desde 1988.
Esta é uma ferramenta importante no detalhamento e identificação de um poço tubular, pois mostra a posição e estado atual dos tubos de filtro, fraturas na rocha, encaixe do revestimento na rocha sã, zonas com risco de desmoronamento, etc. Todos estes são detalhes que podem ser vistos de maneira nítida, de modo a obter o sucesso também na eventual recuperação do poço tubular, pois permite o uso da técnica de trabalho mais adequada em cada caso, sem se basear apenas em suposição. Chega de trabalhar no escuro!
DESCRIÇÃO DA OPERAÇÃO
O equipamento, montado em reboque fechado, é composto de três elementos: uma sonda, com 1,16 m de comprimento e diâmetro e 94 mm, dotada de centralizadores e que contém a câmara de vídeo, iluminação e motor de giro; um guincho duplo para cabos de transmissão de sinal de vídeo e comando da sonda, com capacidade de 150 metros; e uma mesa de comando e controle, com gravador de vídeo e contador de profundidade.
Os serviços são executados por pessoal habilitado e com pleno conhecimento de construção de poços profundos para a correta interpretação das imagens obtidas, captadas em uma só passagem, na descida da sonda.
O RELATÓRIO
O resultado dos trabalhos consiste em um relatório escrito, com perfil construtivo do poço perfilado - obtido a partir dos dados registrados, comentários pertinentes nos pontos de interesse e respectivas imagens digitalizadas impressas em alta resolução, além de uma cópia de segunda geração feita em fita formato VHS, gravada anteriormente em NTSC preto e branco (e em breve a cores), com indicação contínua de profundidade na tela.
CONSULTE-NOS!
RT: Marcilio Tavares Nicolau - CREA MG 9877/D
Compartilhe!